LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

A corrida de pixels

Um documentário sobre a tecnologia 8K
Ver apresentação em João Pessoa.

A equipe dedicada a este pequeno documentário trabalha com projetos UHD desde 2006, quando foi iniciado uma colaboração entre a Universidade da Califórnia, San Diego, Calit2, Universidade Mackenzie, Universidade de São Paulo e Universidade de Keio. De Almeida e Silva organizaram a primeira mostra de cinema 4K na América Latina em 2008, durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), no edifício da FIESP, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

Em 2009, De Almeida e Silva organizaram também a primeira transmissão Transcontinental de cinema 4K, um filme de 70 minutos 4K foi transmitido em tempo real entre Brasil(Universidade Mackenzie), Estados Unidos (UCSD) e Japão (Universidade de Keio), durante o  Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE).

http://ucsdnews.ucsd.edu/archive/newsrel/science/08-09Film4K.asp

Em 2010, com o apoio da FINEP (uma agência de pesquisa pública brasileira) produziu-se um filme sobre futebol em 4k3D e também um curta-metragem sobre a experiência chamada 2014k.O filme foi exibido durante a Copa do Mundo de 2010, em Joanesburgo, na Casa Brasil.  O site oficial do projeto e cobertura pode ser encontrado em:

http://www.witz.com.br/2014k/index_principal.html

http://www.witz.com.br/2014k/media.html

Em 2011, com o apoio da RNP, o time produziu , EstéreosEnsaios,  filme experimental 4k3k, transmitido em tempo real entre Brasil para UCSD durante o workshop Cinegrid em 2012.

http://www.imdb.com/title/tt2084948/

http://www.estereoensaios.com.br

Em 2013, com também apoio da RNP, transmitiu-se uma cirurgia do centro cirúrgico de um hospital para o laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Time:

Jane de Almeida (Labcine/Mackenzie)

Cícero Silva (Labcine/UNIFESP)

Alfredo Suppia (Labcine / UNICAMP)

Thiago André (CINUSP /USP)

O projeto

Produzir em 4K um curto documentário sobre a gravação, transmissão e exibição de  conteúdo 8K durante a Copa do Mundo de 2014.

Quais as novidades do 8K? Por que 8K? Precisamos de 8K? Como o 8K se insere na evolução das tecnologias de captura, transmissão e exposição? Qual a relação dos seres humanos com essas imagens e sons – fascínio,  limite dos olhos. Os locais e as telas necessárias para tal experiência. As diferentes percepções de diferentes públicos. Desafios e experiências técnicas com 8K hoje. Perspectivas futuras. Existem alguns grupos que defendem pular o 4K indo diretamente do HD para 8K. Por quê?

Copa do Mundo 2014

Este slideshow necessita de JavaScript.


Apoio:

USP-1  mackrnp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s