LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

projetos | projects

2016/ 2017
EstereoEnsaios SP

 
EstereoEnsaios SP é um filme-ensaio sobre a cidade de São Paulo filmado com tecnologia 3D com o objetivo  de evidencia os sons, a iluminação e os fluxos da cidade contemporânea. Trata-se de um projeto de filme-pesquisa com apoio do PROAC/SP e da Eletropaulo por meio da lei de isenção fiscal.  EstereoEnsaios SP será um filme curta-metragem com duração de 15 minutos, inspirado nos filmes Berlim Sinfonia da Metrópole (1927) de Walter Ruttman, São Paulo Sinfonia da Metrópole (1929) de Adalberto Kemeny e Rudolf Lustig e O homem com uma câmera (1929) de Dziga Vertov. EstereoEnsaios SP foi filmado com tecnologia de câmeras 4K 3D (super-alta- definição e estereoscópica). O filme procura explorar a linguagem do gigantismo da cidade por coerência com a tecnologia 4k que reflete mais de oito milhões de pixels por frame. O filme, feito apenas com um par de câmeras 5k (Red Epic) suportadas e posicionadas em um rig para produzir a estereoscopia. Desta forma, trabalharemos no limiar da tecnologia fílmica e, ao mesmo tempo, em condições muito parecidas com a dos pré-cinemas e/ou do Cinema Silencioso. A cidade de São Paulo propicia imagens com incontáveis camadas (níveis ou planos) com seus inúmeros edifícios, pessoas e carros. Estas camadas são essenciais para se explorar a linguagem 3D. A montagem deverá seguir o procedimento de módulos, assim o roteiro permite rearranjos de seqüências e mesmo blocos temáticos. Um dos procedimentos estéticos do documentário será a montagem poética que privilegia os ritmos mais do que os significados. Não se pretende divulgar ideologicamente a cidade, mas trazê-la em relevo estereoscópico como o documento de uma época. Apesar do projeto ter sido iniciado em 2012, com registro na Biblioteca Nacional, só obteve apoio em 2016..

Integrantes: Jane de Almeida – Coordenador / Cicero Inacio da Silva – Produtor / Luca Alverdi – Montador / Helena Prates – Produtora de set / Amanda Areias – Fotógrafa Still / Patricia Romero Gimenez – Fotógrafa / Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia – Roteirista

2016/ Sensemaking

A proposta deste projeto é a criação de uma plataforma de edição em tempo real (On the Fly) de streaming de vídeos a partir da implementação de APIs de edições de vídeo on-line. A transmissão em tempo real de imagem em movimento com alta resolução resulta no excesso de imagens e de dados que tornam a armazenagem e a recuperação dos dados (conteúdos) armazenados complexa e cara. O projeto tenho o apoio da RNP. Saiba mais por aqui.

2014/ Corrida de Pixels

Corrida de PixelsDocumentário em 4K sobre a experiência em captação, transmissão e exibição de material em 8K para a Copa do Mundo 2014. Para detalhes do projeto clique aqui.

2014/ Produção de vídeos para MOOC

MOOCbetterwordbubble

Elaboração de conteúdo audiovisual do projeto Massive Open Online Courses (MOOC) da Universidade Aberta do SUS (UNASUS) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com apoio do Ministério da Saúde. Para detalhes do projeto clique aqui.

 

2013 / Filme  científico de super-alta definição para ser transmitido por redes fotônicas. Tema: MARTE.mars-nasa_custom-745ff15ed1a80d8cbb47a4cb44186c5b6bea41e3-s6-c30

 
O objetivo principal deste projeto é produzir filme 4k sobre o planeta MARTE e suas recentes explorações para ser transmitido por redes fotônicas. Trata-se de um projeto de exploração tecnológica de cinema para investigar a adequação da imagem super pixalizada e a visualização científica. O projeto prevê a produção de filme em cadeia completa, desde a captação até a sua transmissão prevendo uma cultura da visualização de imagens da ciência compartilhada com imagem de qualidade entre laboratórios especializados. .

2011 / Filme EstereoEnsaiosestereoensaios_paris

Este é um projeto do Grupo de Trabalho “Aplicações Avançadas de Visualização Remota e tem como proposta a realização, produção, sistematização e catalogação do processo de criação de conteúdo audiovisual em formato 4K 3D (imagem com definição mínima de 4096×2160 pixels).

O objetivo principal do projeto é produzir conteúdo audiovisual no formato 4K 3D (um filme de 8 a 10 minutos no padrão 4096×2160 pixels por frame) e disponibilizar um relatório circunstanciado relativo a todas as fases de produção do conteúdo, tais como sistema de câmeras em 4K, estereoscopia, produção, captação, finalização e formatos de output de vídeos (JPEG 2000, H.264, MPEG-4), além de testes e escolhas de formatos mais adequados à transmissão de conteúdos através de redes fotônicas de alta performance.  O objetivo secundário é criar massa crítica, conhecimento do processo e know how científico e jane1tecnológico no campo do cinema e das redes fotônicas.

2014k2010 / Filme 2014K

A projeção em super alta definição 4K 3D faz parte do Projeto 2014K, uma das 11 iniciativas da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, em exposição na Casa Brasil, em Joanesburgo – África do Sul, de 14 de junho a 11 de julho. O objetivo é mostrar para o mundo que o Brasil também tem empresas capazes de produzir conteúdo e projetar em 4K. 

O objetivo do Projeto 2014K é transmitir jogos ao vivo para vários países, com imagens em super-alta definição e 3D

Transmissão ao vivo, em tempo real, com super-alta definição e em 3D de jogos da Copa do Mundo de 2014, diretamente do Brasil para salas especiais instaladas em vários países, nos cinco continentes. Essa é a proposta do Projeto 2014K, desenvolvido a partir de parceria entre o CPqD e a Universidade Mackenzie, que será apresentado na África do Sul, durante a próxima Copa do Mundo, na área de exposição que a FINEP vai destinar à tecnologia brasileira.

https://www.youtube.com/watch?v=TeigyjNYteM

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s