LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Stephanie Dennison

Com o apoio do fundo MackPesquisa, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, recebe, durante o mês de agosto de 2017, a professora visitante Stephanie Dennison.

Stephanie é professora titular do departamento de Estudos Brasileiros da Universidade de Leeds, Inglaterra. Formada em História Cultural, desenvolveu trabalhos no âmbito sociopolítico da escrita brasileira, mais especificamente sobre a obra de Joaquim Nabuco e a Belle Époque no contexto brasileiro. Possui inúmeras publicações sobre a cultura cinematográfica brasileira e sobre o amplo contexto do Cinema Mundial – suas principais áreas de interesse, na atualidade.

É lider da rede de pesquisa“Soft Power Cinema and the BRICS” financiada pelo fundo AHRC (Conselho de Pesquisa nas Artes e Humanidades do Reino Unido). Esse projeto busca investigar a relação entre atores não estatais nas indústrias culturais dos países BRICS e estratégias nacionais de “soft power”, com foco na  natureza e na função da indústria cinematográfica. Um de seus principais objetivos é levar a cultura e, especificamente, o cinema, ao centro das discussões sobre “soft power”, além disso, pretende analisar os limites do uso da indústria cinematográfica para o exercício da diplomacia cultural.

BRICSLeedsmack_pesquisa.jpg

CV e publicações: https://www.leeds.ac.uk/arts/profile/125052/579/stephanie_dennison>
Rede de pesquisa – “Soft Power Cinema and the BRICS”: http://www.leeds.ac.uk/arts/softpower

Anúncios