LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

pesquisadores | people

Jane de Almeida – COORDENADORA do LabCine
 – Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie.  Pesquisa: cinemas, audiovisual na arte contemporânea, tecnologias de transmissão de imagens de super-alta definição.


IMG_5694Adriano C. A. e Sousa PESQUISADOR – Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é autor de Poética de Júlio Bressane: Cinema(s) da Transcriação (Fapesp/EDUC, 2015) em que discute a filmografia do cineasta a partir do conceito elaborado por Haroldo de Campos. Atualmente, desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado sobre Fausto no cinema, no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie de São Paulo.


Aldrin Santana3x4 (2)– PESQUISADOR /PROFESSOR – Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais –  FAV da UFG, Professor Assistente da Universidade Federal do Amapá. Pesquisa: imagem, cinema, 4k, estética digital.


Alexandre Sônego de Carvalho – PESQUISADOR –  Chefe do MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas, Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura, pesquisa: Cinema e Educação – Planejamento e Implementação da Educação Visual pela Imagem.


Alfredo Suppia  – PESQUISADOR COLABORADOR – Professor do Departamento de Cinema (DECINE) do Instituto de Artes da Unicamp. Coordenador da Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. Pesquisa: cinema e audiovisual.


Amanda AreiasPESQUISADOR – Fotógrafa, mestrando no programa de Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Pesquisa a fotografia documental contemporânea, suas fronteiras com o mundo das artes, com as novas tecnologias e novas formas de linguagem imagética.


foto
André Olzon
 – PESQUISADOR / PROFESSOR – 
do Centro Universitário SENAC e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação, 
Arte e História da Cultura da UPM.
 Pesquisa: música de cinema e soundesign.


BrettBrett Stalbaum – PESQUISADOR COLABORADOR – Professor do Departamento de Artes Visuais da University of California, San Diego. Especialista em Teoria da Informação, Banco de dados e desenvolvimento de software.

 


Cicero Inacio da Silva – PESQUISADOR VISITANTE – Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisa: software studies, sistemas digitais aplicados à educação, saúde e visualização avançada e coordena o Laboratório de Software Studies no Brasil.


Francisco Nascimento – PESQUISADOR –  Realizador Audiovisual, Engenheiro e Arquiteto de Software, Mestrando no Programa de Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Pesquisa o audivovisual como ferramenta para transmissão de herança cultural indígena para novos índios e não-índios.


euHelena Zanella Prates ROTEIRISTA/DIRETORA/PESQUISADORA –Jornalista, especialista em Jornalismo Cultural pela PUC/SP, mestranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie SP. Roteirista e diretora de cena. Pesquisa: o audiovisual na internet, tendo a plataforma Netflix como estudo de caso. Bolsista CAPES/PROSUP.


09_02Ingrid Hötte Ambrogi– PESQUISADORA – Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie Pesquisa: Arquitetura escolar, história da educação, organização de arquivos e acervos.


Leandro Oliveira – PESQUISADOR –  Com estudos de pós-graduação em Teoria da Comunicação pela ECA/USP, Leandro Oliveira tem experiência como desenvolvedor de conteúdos para eventos e publicações para empresas e instituições culturais como Museu de Arte de São Paulo, Museu da Pessoa, Sesc-SP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Planetário de São Paulo, entre outros. Foi editor da Revista Dicta&Contradicta, coordenador executivo da Festa Literária de Paraty (2009), curador do ciclo de palestras Arena Ideias e da Temporada de Concertos Internacionais da Associação Tucca. Conta até a presente data com algumas centenas de conferências sobre arte, educação e história da cultura, em temas com música, cinema e literatura, além de manter sólida atividade como regente e compositor. Fundador do Ensemble Contemporanae, dedicado à pesquisa e execução de música de cena dos séculos XX e XXI, tem obras encomendadas por instituições e companhias de dança do Rio de Janeiro e São Paulo. Roteirista de documentários na área de cultura, é colunista de cultura do jornal “O Estado de São Paulo”, onde escreve semanalmente sobre música clássica na edição on-line. Realiza atualmente doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, com pesquisa em tecnologia e produção audiovisual para música clássica.


Lila Nemirovsky – PESQUISADOR –  Mestranda do curso de Educação, arte e historia da cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ganhadora do premio de bolsa completa para a especializada em design e produção de vidro na Escola Vetroricerca, Bolzano, Itália. Bacharel em Historia da Arte, Universidad Autónoma de Madrid; Trabalhou em Italia coordenando a Galeria de Arte CT de Venzia e Bergamo; em Finlandia junto com os artistas escandinavos Lea Swantz e Marku Salo e na Holanda junto com a artista plastica Mari Meszaros. Em Buenos Aires abriu sua oficina, participando de numerosas exposições e ferias. Seus produtos e desehos foram vendidos no MOMA de San Francisco, Seattle Glass Museum, Helsinki Design Forum, entre outros.


Márcio Pereira – PESQUISADOR – Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Católica de Santos (2012), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da Universidade Federal Fluminense (2016), Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015), Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Licenciado Pleno pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do Centro Paula Souza (2008) e graduado em Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente Professor do Centro Paula Souza, responsável pelas Faculdades de Tecnologia (FATECs) do Estado de São Paulo.


asdasMaria Amelia Eliseo– PESQUISADORA / PROFESSORA – Doutora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Professora da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM. Pesquisa: Web Semântica,  Mundos Virtuais Semânticos, Realidade Virtual e Aumentada.


f-1Mateus Guzzo – ARTISTA/ PESQUISADOR /Fapesp –  Graduado em Comunicação Social – Midialogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa: novas mídias, arte, política e subjetividade humana.


Mateus Henrique Rodrigues Teixeira – PESQUISADOR – Mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Graduado em Artes Visuais pela Faculdade de Educação e Cultura Montessori (FAMEC). Atualmente pesquisa os campos da Arte, da fotografia, da museologia e da fotogrametria digital.


Patricia Romero Gimenez – PESQUISADOR –  É formada em Cinema pela FAAP. Atua no mercado cinematográfico brasileiro há mais de 18 anos. É pesquisadora da imagem em movimento e suas áreas de interesse são cinema, novas tecnologias digitais e arte contemporânea.


Paulo Matias de Figueiredo Júnior Foto Paulo Matias– PESQUISADOR/PROFESSOR – Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da UPM. Professor Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande/PB – Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. Pesquisa: fotografia, arte sequencial, cultura, contemporâneo.


vicVic Von Poser – PESQUISADORA/ARTISTA – Mestranda do Programa de Educação, Artes e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie- SP. Graduada em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP (2011). Vic von Poser é artista multimídia e investiga a autonomia da Luz na arte contemporânea. Pesquisadora-Artista do grupo de estudos LabCine – Universidade Mackenzie e participante do MOLA grupo de estudos e acompanhamento de artistas coordenado por Lucas Bambozzi e Fernando Velázquez. Entre outros trabalhos artísticos podemos destacar: A performance audiovisual “ÁGUA”; (2014) no festival Satyrianas; “Manual para ver o outro (em cores)”; (2014) na galeria FAUNA- SP; O vídeo; “Paisagens em Cores”; na exposição Máquinas do Olhar, CineSESC-SP; O vídeo”Dimensões”; (2015) no museu OCA -Ibirapuera; “Sobre meu irmão”; (2015) início pesquisa artística relacionada ao olhar para o autismo exposto no Instituto Tomie Ohtake-SP. Bolsista CAPES/PROSUP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s