LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cinema Indisciplinar

imagem de filme de Manoel de Oliveira

Dia 21, terça-feira, às 10 horas
com Carolin Overhoff Ferreira
Local: LABCINE
Professora de Cinema Contemporâneo no curso de História da Arte da UNIFESP.
Foi professora adjunta convidada com exclusividade no Curso de Som e Imagem, Universidade Católica Portuguesa, Porto de 2000-2007; professora convidada em 2006 na Universidade de Coimbra, docente na Universidade Livre de Berlim em 1999 e, entre 1995-1999, na Universidade de Ciências e Artes Aplicadas em Hannover.

Sobre o tema a ser debatido no encontro:
“Para Jacques Rancière (2006), todas as ciências, artes e também a política apenas desenvolvem ficções. A filosofia, no entanto, é vista como sendo capaz de escrutinar e revelar as falsas fronteiras estabelecidas e violentamente defendidas pelas diversas áreas de saber e de fazer, pelo menos nos seus melhores momentos quando atua como disciplina indisciplinar. No nosso encontro usarei o conceito filme indisciplinar como critério de estudo e de avaliação para algumas produções audiovisuais brasileiras e internacionais, sugerindo que eles igualmente operam – com sons e imagens – entre os domínios de saber. Mostrarei que a poética desses filmes revela a heterogeneidade do mundo através da copresença de temporalidades, subverte oposições binárias, aponta a indefinição das fronteiras entre a razão dos fatos e a razão das ficções, e suspende a de fato inexistente oposição entre entendimento ativo e sensibilidade passiva. Argumentarei, portanto, que filmes indisciplinares são aqueles que recompõem a nossa paisagem do visível, a relação entre o fazer, o ser, o ver e o dizer, redefinindo assim aquilo que Rancière chama de “partilha do sensível” – ou seja, criando dissenso referente ao status quo.”

Carolin Overhoff Ferreira  é professora adjunta de Cinema Contemporâneo no Curso de graduação e pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. Possui pós-doutoramento sênior pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Estudou Ciência de Teatro/Seminario de Cinema e História da Arte na Universidade de Viena (1990), University of Bristol (1991), Universidade Humboldt, Berlim (1992), e Universidade Livre de Berlim (1993). Possui mestrado em Ciência de Teatro e História da Arte (1993) e doutorado em Ciência de Teatro (1997) pela Universidade Livre de Berlim. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e Teatro, atuando sobre a relação entre arte e política através dos seguintes temas: cinema contemporâneo, identidade nacional e transnacional, relações coloniais e pós-coloniais, adaptação literária, e dramaturgia contemporânea.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 14/11/2017 por em Uncategorized.

Navegação