Ao longo das duas sessões do workshop “Soft Power Brazil: Identidade brasileira sob um olhar estrangeiro”, serão realizadas leituras da cultura brasileira do ponto de vista da identidade, com enfoque no olhar do estrangeiro e nas representações feitas para o estrangeiro.
A primeira sessão (23/08) tem, como ponto de partida, o documentário Olhar Estrangeiro (2006), de Lucia Murat, que trata do tema da representação do Brasil em filmes rodados por diretores estrangeiros. Será debatido este fascínio pela imagem do Brasil nas telas grandes, tanto por diretores estrangeiros quanto por observadores do Brasil, que frequentemente criticam estas representações. Será feita também referências a outras imagens do Brasil encontradas em outros tipos de mídias, tais como capas de revistas e livros didáticos.
Na segunda sessão (24/08), o foco da palestra se dirigirá aos produtores culturais e órgãos governamentais do Brasil. Serão examinadas tais representações do ponto de vista de “soft power” (poder brando), com base em uma análise detalhada do show de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizado em 2016. Na segunda parte deste encontro, serão relatadas as experiências de trabalho no projeto de pesquisa em Codó, no Maranhão, que se utiliza de técnicas de artes participativas para documentar a vida nesta região. Uma das metas finais deste projeto é produzir uma representação alternativa, feita por jovens que não costumam ter a oportunidade de participar das decisões sobre a representação de seu país. Vale notar, que essas produções serão destinadas a públicos alternativos (jovens da África do Sul e da Índia, que também participam do projeto em seus respectivos países).
Sessão 1 (23 de Agosto) – das 10h às 13h:
O olhar estrangeiro sobre o Brasil no cinema e na indústria editorial
Sessão 2 (24 de Agosto) – das 10h às 13h:
1ª parte: Soft Power Brazil-style: uma analise da abertura dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro
2ª parte: Usando o cinema e as artes participativas para mudar o
olhar sobre o Brasil
Local:
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Itambé, 135 – Prédio 09 (Faculdade de Arquitetura)
Sala de Videoconferência (Subsolo)
Higienópolis, São Paulo
Não é necessário fazer inscrição.
Workshop em português com certificado.
Ver o Mapa do Local