O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta a palestra “Um pouco de tudo, talvez: Cinema, identidade e artes participativas” nesta sexta-feira, 11 de agosto, às 20h. O tema será sobre as experiências dos professores Stephanie Dennison e Gilberto Alexandre Sobrinho na utilização das artes participativas para coproduzir um filme-diário, com um grupo de jovens mulheres de Codó, no estado do Maranhão. O trabalho faz parte de um projeto de pesquisa internacional financiada pelo AHRC (Conselho de Pesquisa nas Artes e Humanidades do Reino Unido) chamado Voicing Hidden Histories (Dando Voz a Histórias Escondidas), que visa trabalhar com jovens de três países – Brasil, Índia e África do Sul -, usando o cinema e a produção de filmes diários para conscientizá-los sobre questões de identidade.
Os interessados em participar do encontro, com 60 vagas, deverão enviar um e-mail para mis@campinas.sp.gov.br.
Palestrantes
Stephanie Dennison é professora titular de estudos brasileiros na Universidade de Leeds. Autora de vários livros publicados na Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, é co-investigadora do projeto de pesquisa internacional Voicing Hidden Histories (Dando Voz a Histórias Escondidas). É, atualmente, professora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie com apoio do fundo Mackpesquisa.
Gilberto Alexandre Sobrinho é professor no Instituto de Artes, na Unicamp, nas áreas de televisão, vídeo e cinema. Tem várias publicações e também dirigiu os documentários “Diário de Exus” (2015), “A Dança da Amizade” (2016) e está finalizando “A Mulher da casa do arco-íris”.
Serviço
Ciclo de palestras no MIS Campinas
Quando: 11 de agosto, às 20h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Campinas.
Rua Regente Feijó, 859 – Centro.
Participação gratuita.
Serão concedidos certificados aos inscritos.
Inscrições pelo e-mail mis@campinas.sp.gov.br e no dia do evento (limitada à capacidade do local).
Fonte: Prefeitura de Campinas