LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Entre Monstros e Quimeras: Arte, Biologia e Tecnologia

Renno
Dia 15.10, quinta-feira, às 10 horas
Apresentação: Breno Sad
A arte sempre desempenhou um papel fundamental na mudança de percepção sobre o nosso ambiente. A relação entre arte e ciência culminou em práticas artísticas que buscam obter um impacto nas esferas sociais, éticas e epistemológicas da nossa contemporaneidade.  A produção da natureza não pode deixar de ser política, porque seu futuro não deixa de tecer relações de poder entre os diferentes atores que participam do entramado. As ciências da vida são ciências do político e a vida genetizada é (tecno)biopolítica, resultado de matéria e semiose que se entrelaçam em relações de poder que buscam construir uma noção de vida que se apresenta como algo dado e natural, ainda que, na verdade, seja resultado de um complexo processo sócio-histórico de longa duração.

A arte aplicada à biotecnologia está em contato com novas subjetividades, novas formas de vida e marca discursos e modos de expressão que colocam em destaque as problemáticas que existem detrás da especificidade das ferramentas da biotecnologia.  Refletem tensões entre movimentos presentes nas duas áreas, mas também tratam de um panorama mais amplo da sociedade. A vida se torna informação genetizada e, portanto, manipulável, decomponível e transformável, como um novo ecossistema que deve ser produzido mediante quimeras biotecnológicas. Esse novo bestiário biotecnológico contemporâneo desfaz as taxionomias clássicas da história natural, produzindo híbridos e combinações inéditas que transcendem toda classificação tradicional, passando de fantasias impossíveis a tecnologias cotidianas.

Bio:
Raquel Rennó (São Paulo, 1972) é professora adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – CECULT da Universidade do Recôncavo da Bahia e professora do mestrado em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). É consultora dos cursos de extensão universitária em Arte e Tecnologia e membro do conselho de redação da revista ARTNODES da UOC (Universitad Oberta de Catalunya). Pesquisadora-líder do grupo de estudos em Práticas Artísticas, Espacialidade e Ciências da Vida (PAEC/CNPQ) e membro do International Society for Biosemiotics, do International Center for Info Ethics (ICIE) e do Bioart Society (Helsinki). 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 08/10/2015 por em Uncategorized.