LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Site do MACKENZIE

 

28/09/2015 Geral

O LabCine (Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi um dos Grupos de Trabalho selecionados pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para desenvolver tecnologia de edição de vídeo on-line, em sistema on the fly, para streaming de procedimentos complexos de medicina e saúde.

 

O anuncio feito na última quarta-feira (23), e trará ao LabCine um investimento de aproximadamente 280 mil reais em equipamentos, viagens e bolsas de estudo, a ser dividido entre os pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que atuam em parceira nesse projeto pelo período de dois anos.

 

Segundo a coordenadora do LabCine e professora Jane de Almeida, a aceitação da proposta de pesquisa pela RNP representa uma oportunidade para o Mackenzie desenvolver uma pesquisa interdisciplinar e interinstitucional num ambiente onde comumente só transitam pesquisas e universidades nacionais de ponta.

 

“Foram 38 projetos inscritos e apenas quatro selecionados, esses quatro a partir de agora deverão desenvolver um aplicativo que consiga unir a teoria e a prática, fazendo uma ponte entre a universidade e sociedade. Nesse intuito, o LabCine vai trabalhar a relação do audiovisual com a ciência para produzir uma interface que propicie a divulgação científica por meio da produção de streaming de imagens”, explica a coordenadora.

 

O projeto desenvolvido no Mackenzie, em parceria com a Unifesp, o Editor de Streaming de Vídeo (GT-Sensemaking), visa criar um protótipo de uma plataforma de edição em tempo real (on the fly) de streaming de vídeos a partir da implementação de APIs de edições de vídeo on-line. A transmissão em tempo real de imagem em movimento com alta resolução resulta no excesso de imagens e de dados, que tornam a armazenagem e a recuperação dos dados (conteúdos) registrados complexas e caras.

 

Para diminuir o excesso de imagens de uma transmissão on-line de aulas, cirurgias, procedimentos científicos e observações com longa duração, o projeto pretende desenvolver um editor de vídeo amigável e manejável, que possa ser utilizado durante o andamento do streaming, em repositórios como o portal Vídeo@RNP, com o objetivo de oferecer um acesso público para o ensino, pesquisa, saúde e cultura. O editor de vídeo também poderá ser utilizado em modo off-line.

 

O projeto (GT-Sensemaking) foi desenvolvido pelas pesquisadoras Jane Mary Pereira de Almeida e Maria Amélia Eliseo, da UPM, em parceria com a equipe do pesquisador Nilton Furtado, da Telessaúde da Unifesp.

 

LABCINE

O Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização é um espaço de pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC), aberto aos alunos e professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e também aos interessados em pesquisar cinemas contemporâneos, cinemas expandidos, cinemas científicos, cultura digital relacionada às artes cinemáticas, arte contemporânea e audiovisual, educação e artes cinemáticas.

Site: https://labcine.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 29/09/2015 por em Uncategorized.