Lev Manovich
O seminário propõe a análise das metodologias de visualização e dos processos de armazenamento, recuperação e distribuiçao de objetos culturais na contemporaneidade. A proposta é debater os métodos de visualização de dados arquivados pelos museus, explicitando a necessidade de novos modelos de constituição, armazenamento e exibição de acervos digitalizados. O seminário apresentará a experiência de digitalização e visualização do acervo fotográfico do MoMA, coordenado por Manovich.
Lev Manovich é considerado um dos mais importantes pensadores contemporâneos no campo das novas tecnologias digitais. Seus últimos trabalhos propõem a criação de novos métodos de visualização de dados e repensado os métodos e formas de arquivamento e exibição em museus e galerias. Manovich é professor do Graduate Center na City University of New York e pesquisador do CALIT2. É autor de inúmeros livros, com destaque para o aclamado The Language of New Media (MIT Press), traduzido para mais de 20 línguas. Tem coordenado projetos de digitalização de acervos no MoMA e no Guggenheim de Nova Iorque.
Parceria: Laboratório de Artes Cinemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, CAPES, CINUSP e Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP.
O seminário será ministrado em inglês.