LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

A terceira onda do 3d

cinema 3d

LABCINE convida para apresentação do pesquisador Luca Alverdi que acontecerá no dia 25 de setembro, próxima quarta-feira. O encontro acontecerá das 11 às 13 horas no Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização que está localizado no subsolo do prédio da Faculdade de Arquitetura (prédio 9) da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Luca Alverdi é natural de Milão, cidade na qual inaugurou sua carreira internacional como editor de filmes (http://www.lucalverdi.com). Entre 2003 e 2005 integrou o corpo docente de Film Editing na “Milano Scuola di Cinema e Televisione” (http://www.fondazionemilano.eu/cinema/). Em 2009, foi nomeado para Melhor Montagem de Ficção no “Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro” através do filme ESTÔMAGO. Em 2012 montou o longa histórico LINES OF WELLINGTON, que concorreu ao Leão de Ouro no Festival Cinematográfico de Veneza. Em 2013 obteve o título de Mestre em Ciências da Comunicação – área de especialização em Cinema e Televisão – na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Graças a uma bolsa oferecida pela Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, de Setembro de 2013 a Março de 2014 Luca estará pesquisando no Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, sua investigação pretende averiguar se os dispositivos inerentes ao cinema 3D estereoscópico em altíssima definição, além de intensificarem a percepção de uma “ilusão de realidade”, podem ao mesmo tempo propiciar o surgimento de um novo tipo de realismo na linguagem audiovisual. A hipótese é que alguns filmes da terceira onda do 3D estereoscópico já constituem a evidência de uma evolução linguística do cinema pós-moderno, no sentido de uma maior definição nos processos de percepção espaço-temporal do universo fílmico, de uma mais profunda modulação do olhar do espectador, e da pesquisa de novas formas de acesso às imagens e sua fruição. 

Junto com os pesquisadores do LabCine, Luca irá experimentar a criação de conteúdos audiovisuais estereoscópicos que possam indicar um primeiro passo, rumo a uma nova estratégia veritativa no cinema.

O acesso ao local pode ser realizado pelo portão da Rua Itambé ou pelo portão principal na Rua da Consolação, 930. 

Um comentário em “A terceira onda do 3d

  1. Pingback: Luca Alverdi / 3D no cinema | LABORATÓRIO DE ARTES CINEMÁTICAS E VISUALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 24/09/2013 por em Uncategorized.