LABCINE

Universidade Presbiteriana Mackenzie

A terceira onda do 3d

cinema 3d

LABCINE convida para apresentação do pesquisador Luca Alverdi que acontecerá no dia 25 de setembro, próxima quarta-feira. O encontro acontecerá das 11 às 13 horas no Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização que está localizado no subsolo do prédio da Faculdade de Arquitetura (prédio 9) da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Luca Alverdi é natural de Milão, cidade na qual inaugurou sua carreira internacional como editor de filmes (http://www.lucalverdi.com). Entre 2003 e 2005 integrou o corpo docente de Film Editing na “Milano Scuola di Cinema e Televisione” (http://www.fondazionemilano.eu/cinema/). Em 2009, foi nomeado para Melhor Montagem de Ficção no “Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro” através do filme ESTÔMAGO. Em 2012 montou o longa histórico LINES OF WELLINGTON, que concorreu ao Leão de Ouro no Festival Cinematográfico de Veneza. Em 2013 obteve o título de Mestre em Ciências da Comunicação – área de especialização em Cinema e Televisão – na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Graças a uma bolsa oferecida pela Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, de Setembro de 2013 a Março de 2014 Luca estará pesquisando no Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização da Universidade Presbiteriana Mackenzie. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, sua investigação pretende averiguar se os dispositivos inerentes ao cinema 3D estereoscópico em altíssima definição, além de intensificarem a percepção de uma “ilusão de realidade”, podem ao mesmo tempo propiciar o surgimento de um novo tipo de realismo na linguagem audiovisual. A hipótese é que alguns filmes da terceira onda do 3D estereoscópico já constituem a evidência de uma evolução linguística do cinema pós-moderno, no sentido de uma maior definição nos processos de percepção espaço-temporal do universo fílmico, de uma mais profunda modulação do olhar do espectador, e da pesquisa de novas formas de acesso às imagens e sua fruição. 

Junto com os pesquisadores do LabCine, Luca irá experimentar a criação de conteúdos audiovisuais estereoscópicos que possam indicar um primeiro passo, rumo a uma nova estratégia veritativa no cinema.

O acesso ao local pode ser realizado pelo portão da Rua Itambé ou pelo portão principal na Rua da Consolação, 930. 

Anúncios

Um comentário em “A terceira onda do 3d

  1. Pingback: Luca Alverdi / 3D no cinema | LABORATÓRIO DE ARTES CINEMÁTICAS E VISUALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 24/09/2013 por em Uncategorized.